quinta-feira, 17 de maio de 2012

SEBRING 2008





As 12 horas de Sebring de 2008 prometia ser o primeiro embate entre os protototipos Audi e Peugeot em território americano.




A Audi chegava a Sebring com LMP1 Audi R10 TDI.  Equipado com motor diesel 5.5L turbo V12 que geravem 650 hp a Audi era favorita, tendo ganho as duas provas anteriores em 2006 e 2007 com este mesmo modelo.



A Peugeot enfrentaria os Audis com os 908 HDi FAp, também equipados com motores turbo diesel de 5.5L V12 capazes de gerar 730 hp.
A corrida seria ganha por uma das duas equipes, bastava saber se a Peugeot conseguiria desbancar a Audi.




Na categoria LMP2 a Porsche competiria com o RS Spyder, equipado com motor aspirado 3.4L V8, e 503hp de potencia. A Porsche era favorita na categoria LMP2 tendo como principal adversário o protótipo Acura da família Andretti.



Mas nesse dia tudo seria diferente. Ao final das 12 horas,  nenhum Audi ou Peugeot cruzou a linha de chegada na frente. As 12 horas de Sebring de 2008 foi vencida pelo Porsche RS Spyder da categoria LMP2 da equipe Penske pilotado por Timo Bernhard, Romain Dumas e Emmanuel Collard, desbancando os peso pesados da categoria LMP1.
Foi a primeira vez em 24 anos que um carro da categoria principal (LMP1) não venceu na classificação geral e a terceira vez em toda a história da prova que isso não ocorreu.


Foi também a primeira vez que um carro da LMP2 venceu as 12 horas de Sebring desde que a corrida se tornou parte da American Le Mans Series (ALMS).
E para provar que não foi apenas sorte, o segundo colocado também  foi um RS Spyder, mas este da equipe Dyson Racing. 


A Audi chegou em terceiro lugar, mas na mesma volta do vencedor, enquanto a Peugeot que teve uma prova marcada por problemas chegou apenas em 11 lugar no geral 33 voltas atrás.



O RS Spyder foi o único carro a vencer os protótipos Audi e Peugeot em uma corrida em que ambos os LMP1 participaram.



O RS Spyder dominou as competições no ano de 2008, vencendo todas as provas que disputou na Le Man Series daquele ano na sua categoria, provando ser mais um carro fantástico desenvolvido pelo departamento de competição da Porsche em Weissach.
Agora, nos resta esperar 2014 quando Porsche estreará o seu novo LMP1.


2 comentários:

Francisco J.Pellegrino disse...

Estes Spyders eram sensacionais, mas tenho certeza que a experiência acumulada vai servir para a construção do futuro Porsche Le Mans...Porsche é nóis...hehehehehe

Unknown disse...

O motor desses Spyders já é a base do motor dos novos 918.