No final da década de 60 a Porsche desfrutava da fama de "giant killers" utilizando pequenos carros, extremamente leve e com motores menos potentes, para combater os carros de grandes motores e mais pesados dos concorrentes nas corridas, obtendo vários sucessos com carros como o 550 Spyder(ainda na década de 50), o 910, o 908 e o 904.
Seguindo à risca a máxima de: "Menos é mais" a Porsche criou o pequeno 909 Bergspyder especificamente para corridas curtas de Subida da Montanha, vencendo o campeonato de 1968 com este carro
O motor 8 cilindros boxer de 2 litros, produzia impressionantes 275 hp no carro de apenas 385 kg. A paranoía Porsche de diminuição peso criou um sistema de alimentação de combustível que consistia em um tanque esférico de alumínio pressurizado com uma espécia de balão dentro. Quando abastecido a pressão interna da esfera "expelia" o combustível do tanque, dispensando o uso de uma bomba de combustível tornando o sistema de alimentação extremamente leve, pesando o menos de 2 kilos.
Apesar do sucesso, o modelo 909 Bergspyder teve vida curta, mas seu design e engenharia foram aproveitados na construção do 908/03.
3 comentários:
Precisou cutucar vc para fazer um novo post....bom este aqui!!!
Não adianta ! O Mig é um indolente !
Por ser um porsche, leva meu respeito, mas que é esquisito é...
Postar um comentário